Mensagem do CEO

Mensagem do CEO

A Sonaecom alcançou em 2013 o seu principal objetivo estratégico com a concretização da fusão da Optimus com a Zon.
Com esta operação foi possível assegurar uma posição de influência de controlo num operador claramente sustentável, com uma estrutura acionista forte e comprometida com o setor, e com privilegiadas condições para ambicionar uma posição de liderança em Portugal e ao mesmo tempo crescer internacionalmente.
O mercado de capitais reagiu muito positivamente, tendo a cotação da Sonaecom valorizado mais de 73% em 2013.
Como consequência desta operação o principal ativo da Sonaecom passou a ser uma participação numa sociedade cotada o que levou o Conselho de Administração a lançar em 29 de outubro de 2013 uma Oferta Pública de Aquisição de Ações Próprias, tendo como contrapartida ações da ZON OPTIMUS, permitindo assim aos seus acionistas a exposição direta ao título mais próximo do investimento em telecomunicações.
De igual forma, a reação do mercado de capitais foi muito positiva tendo-se traduzido, já em 2014, numa aceitação superior a 62%, conduzindo o free-float a valores próximos de 10% que ditaram a natural exclusão do PSI 20.
Fecha-se assim um ciclo da vida da Sonaecom que, em pouco mais de 15 anos e tendo começado do zero, revolucionou o mercado das telecomunicações em Portugal onde se afirmou como o seu agente mais inconformado, ativo e inovador.
O resultado fica-se a dever ao suporte permanente dos acionistas que aliaram exigência, resiliência e confiança mas sobretudo à extraordinária equipa de colaboradores da Sonaecom que fazendo uso da sua enorme energia e competência, não esmoreceu perante as inúmeras dificuldades do percurso e sempre acreditou no mérito da sua missão.