Comunidade

Na Sonaecom reconhecemos o papel crucial das TIC no desenvolvimento da inclusão social, potenciando as capacidades individuais e impulsionando a sociedade de conhecimento.

Um maior e melhor acesso às TIC significa também o acesso a um futuro mais promissor para os jovens, a maiores possibilidades em termos de desenvolvimento profissional para quem está ou quer entrar no mercado de trabalho e, para os idosos, ou para quem por motivos de saúde está de alguma forma afastado do seu contexto familiar, um menor isolamento. Estes são alguns dos aspectos aos quais os projectos que desenvolvemos pretendem dar resposta.

Principais Indicadores Sustentabilidade

Optimus Principais Indicadores Sustentabilidade 2012

mais

Relatório Sustentabilidade Sonaecom

Apresentação Relatório de Sustentabilidade 2012 Sonaecom

mais

Balanço Smile 2011

Mais uma vez, o Smile superou todos os seus objectivos, registando mais de 5.800 horas de Trabalho Comunitário.

mais

OPTIMUS ALARGA PROGRAMA DE RESPONSABILDIADE CORPORATIVO À ASSOCIAÇÃO SALVADOR

A Optimus alargou o seu programa de Resposabilidade Corporativa à Associação Salvador. Esta parceria compreende a oferta equipamentos de última geração a pessoas para quem o acesso às Tecnologias de Comunicação são um eixo de integração social.

mais

VOLUNTÁRIOS OPTIMUS PLANTAM 500 ÁRVORES EM APENAS UMA MANHÃ

No dia 29 de Outubro, 45 colaboradores da Optimus participaram numa acção de reflorestação de uma área ardida do Parque de Monte Córdova, em Santo Tirso.

mais

VOLUNTÁRIOS OPTIMUS NA MAIOR ACÇÃO IBÉRICA DE RECUPERAÇÃO DE ECOSSISTEMAS FLORESTAIS

No passado dia 22 de Outubro, os colaboradores da Optimus participaram naquela que é considerada a maior acção ibérica de recuperação de ecossistemas florestais, na Serra de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós.

mais

ASS. PROTECTORA DA CRIANÇA DE VALADARES COM NOVO PARQUE INFANTIL

Indo ao encontro de uma necessidade da Associação Protectora da Criança de Valadares, a Optimus organizou uma acção de recuperação do parque infantil da organização, que se encontrava encerrado devido a questões de segurança.

mais

VOLUNTÁRIOS SMILE RECUPERAM SALA DE CONVÍVO DA CASA DE SANTO ANTÓNIO

No âmbito de mais uma das suas acções de intervenção, o Smile remodelou a sala de convívio da casa de Santo António, dando melhores condições para as utentes que habitam a casa.

mais

328 DÁDIVAS EM 10 RECOLHAS DE SANGUE

Desde o início do ano, o Smile organizou 10 acções de recolha de sangue, que contaram com a participação de 300 colaboradores Sonaecom

mais

OPTIMUS PARTICIPA EM MEGA ACÇÃO DE VOLUNTARIADO

A Optimus, através do Smile, participou num dos maiores projectos de voluntariado a nível nacional – o Parte de Nós, que juntou mais de 1.500 voluntários em 12 centros hospitalares do País.

mais

56 COLABORADORES MAINROAD RECUPERAM COLÉGIO DOM DINIS

No âmbito de um encontro de colaboradores da Mainroad, em Leiria que recuperou todo o espaço exterior da organização.

mais

OPTIMUS RECUPERA CASA DA ASS. LAVOISIER

Depois da recuperação o espaço exterior da Associação Lavoisier, em Março, uma dezena de voluntários Optimus colabora na reabilitação da sala de convívio e atelier de artes plásticas, que devido a problemas de humidade se encontravam em bastante mau estado.

mais

CASA DE ACOLHIMENTO DA ADDIM RECUPERADA POR VOLUNTÁRIOS OPTIMUS

Um grupo de voluntários Optimus recuperou uma das casas de acolhimento da ADDIM - Associação da Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica.

mais

OPTIMUS APOIA CAMPANHA DE RECOLHA DE RADIOGRAFIAS DA AMI

No âmbito de mais uma campanha de recolha de radiografias da AMI, uma dezena de voluntários Optimus apoiou a organização na separação de 300 kg de radiografias.

mais

OPTIMUS RECUPERA CASA DA CRIANÇA DE TIRES

A Optimus levou a cabo, mais uma acção de team building, que consistiu na revitalização do espaço exterior da Casa de Tires.

mais

ESPAÇO EXTERIOR DO LAR ROSA SANTOS REMODELADO

Uma equipa de colaboradores da Sonaecom levou a cabo uma acção de recuperação do espaço exterior do Lar Rosa Santos, que há diversos anos aguardava uma intervenção.

mais

SALAS DA CASA DO CAMINHO RECUPERADAS POR VOLUNTÁRIOS OPTIMUS

No âmbito de mais uma acção de revitalização de espaços, a Optimus recuperou o interior da organização, que após 14 anos de uso, necessitava de uma intervenção mais profunda.

mais

COMUNIDADE FRANCISCO DE ASSIS RECUPERADA POR EQUIPA DA OPTIMUS

Equipa da Optimus levou a cabo uma acção de team building, que recuperou todo o espaço exterior e pintou o interior de três das casa da organização.

mais

VOLUNTÁRIOS OPTIMUS COLABORAM NAS CAMPANHAS DO BANCO ALIMENTAR

O Banco Alimentar contou, uma vez mais na sua campanha de Maio, com o apoio de um grupo de voluntários Optimus, na separação de alimentos em armazém.

mais

ALA DO CANIL DA UNIÃO ZOÓFILA RECUPERADA POR VOLUNTÁRIOS OPTIMUS

De forma a melhorar as condições dos animais recolhidos pela organização, a Optimus recuperou a ala Sul do Canil da União Zoófila.

mais

OPTIMUS KANGURU RECUPERA ÁREA EXTERIOR DA ASSOCIAÇÃO ANA JOVEM

Uma equipa da Optimus Kanguru desenvolveu no mês de Maio uma acção de team building que consistiu na revitalização do espaço exterior da Ass. Ana Jovem em Coimbra

mais

32 COLABORADORES OPTIMUS APRENDEM MAIS SOBRE VOLUNTARIADO

No ano em que se celebra o “Ano Europeu do Voluntariado”, a Optimus desenvolve mais de 20 horas de formação sobre voluntariado para os seus colaboradores.

mais

ASSOCIAÇÃO LAVOISIER COM NOVO JARDIM

Uma equipa de 20 voluntários Optimus e da Associação Lavoisier levam a cabo uma acção de recuperação, que teve por objectivo devolver os jardins e horta à sede da organização.

mais

OPTIMUS PROMOVE O EMPREENDEDORISMO NAS CRIANÇAS

Mais uma vez, no ano lectivo 2010/2011 a Optimus apoiou a Associação Aprender a Empreender, contribuindo assim para a construção de um espírito empreendedor em mais de 140 crianças e jovens.

mais

FORMAÇÃO EM EMPREGABILIDADE PARA JOVENS MÃES DESEMPREGADAS

O Smile, desenvolveu formação em empregabilidade para 15 jovens à procura de emprego.

mais

VOLUNTÁRIOS OPTIMUS OPTIMIZAM BASE DE DADOS DA OBRA DO FREI GIL

Grupo de voluntários Optimus apoiou equipa de gestão da Obra do Frei Gil, através das tecnologias de informação e comunicação.

mais

ADDIM COM NOVA PÁGINA DE INTERNET

A ADDIM – Associação de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres está agora online com um novo site, desenvolvido por um grupo de voluntários Optimus.

mais

OPTIMUS CELEBRA PROTOCOLO COM FUNDAÇÃO DO GIL

No âmbito do seu Programa de Responsabilidade Corporativa, a Optimus estabeleceu mais um protocolo de cooperação com a Fundação do Gil, que visa combater o isolamento de crianças com doenças graves e crónicas.

mais

OPTIMUS SENSIBILIZA PARA CAUSA DOS SEM-ABRIGO

No âmbito da celebração do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social a Optimus, através do Smile – Programa de Intervenção na Comunidade, em parceria com o Continente, desafiou os seus colaboradores e várias organizações públicas, privadas e do terceiro sector a participarem na organização e dinamização de uma acção de sensibilização em prol da causa dos sem-abrigo, denominada de ‘Porto Comum’.

mais

OPTIMUS REFORÇA APOIO À SOL COM PORTÁTEIS, ACESSO À INTERNET E COMUNICAÇÕES GRATUITAS

Dando continuidade ao programa de responsabilidade corporativa lançado recentemente, com a oferta de equipamentos à Acreditar, a Optimus reforça agora os laços com a Associação SOL e promove a oferta de soluções integradas de telecomunicações do portfólio Optimus.

mais

OPTIMUS ENTREGA 40 COMPUTADORES À ACREDITAR COM O OBJECTIVO DE COMBATER O ISOLAMENTO DAS CRIANÇAS EM TRATAMENTO.

No âmbito da sua politica de Responsabilidade Corporativa, a Optimus entregou à Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro - 40 computadores portáteis de última geração e 40 pens de acesso à internet móvel, com comunicações gratuitas e ilimitadas, que serão distribuídos pelas quatro delegações da Acreditar: Lisboa, Porto e Coimbra e Funchal.

mais

TELEMÓVEIS E ANTENAS

No meio científico é consensual que não representam perigo para a saúde humana os postes de comunicações móveis operados de acordo com directrizes do International Commission on Non-Ionizing Radiation Protection (ICNIRP). Mesmo assim, as medidas que efectuamos permitem-nos concluir que os valores de radiação existentes em locais acessíveis ao público estão significativamente abaixo dos níveis recomendados de potência de densidade (4,5 W/m2).

mais