Âmbito do relatório

Este é o 4.° Relatório de Sustentabilidade da Sonaecom e relata o desempenho da empresa nas vertentes económica, social e ambiental, durante o ano de 2009, sem prejuízo de eventuais referências a acções programadas ou em execução em 2010. A sua elaboração está de acordo com a terceira geração das directrizes da Global Reporting Initiative (G3/GRI) e o suplemento piloto do sector das telecomunicações desta mesma entidade, entendidas internacionalmente como as melhores práticas para o desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade.

O âmbito da informação reportada refere-se ao conjunto das empresas, nas quais a Sonaecom detém participações maioritárias e/ou detém o controlo de gestão. Neste contexto, são abrangidas as empresas Sonaecom SGPS, Sonaecom – Serviços de Comunicações, Be Artis, Be Towering, Público, Rádio Nova, M3G, Miau e Lugares Virtuais, Bizdirect, Mainroad, WeDo e Saphety. Não estão incluídos neste relatório os nossos parceiros de joint ventures nem empresas subcontratadas.

O presente relatório refere-se à actividade destas empresas em Portugal. No entanto, os indicadores relativos aos recursos humanos (LA) incluem dados de colaboradores a trabalhar fora de Portugal, de modo que esses casos serão alvo de indicação específica. 

O presente relatório alcança os requisitos exigidos para a obtenção do nível de aplicação A+ das directrizes GRI, validados externamente pela entidade verificadora Deloitte & Associados, SROC, S.A., que submeteu todos os indicadores essenciais e do suplemento de telecomunicações a uma verificação da fiabilidade.