Políticas de Gestão de RH

A gestão de Recursos Humanos na Sonaecom decorre, em primeira linha, da definição da sua missão empresarial e dos seus próprios valores, que são difundidos, discutidos e partilhados transversalmente na organização. Em obediência a uma e a outros, a Sonaecom procura activamente tornar-se no ambiente profissional mais procurado pelos melhores talentos, caracterizado pela sustentabilidade, integridade, profissionalismo e equidade.

A Sonaecom adopta como princípio essencial o tratamento justo e igualitário dos colaboradores no que diz respeito à promoção de oportunidades do seu desenvolvimento pessoal e profissional, para o que contribui uma política rigorosa e construtiva de incentivo à rotatividade e flexibilidade de funções, bem como uma política estruturada de formação e desenvolvimento profissionais.

A Sonaecom estimula também o envolvimento dos colaboradores em actividades extra-profissionais.

A Sonaecom rejeita igualmente qualquer discriminação associada aos processos de recrutamento, promoção ou despedimento, e defende activamente a integridade pessoal e empresarial, nos termos do seu próprio Código de Conduta, onde designadamente se proíbem práticas de favorecimento ou de corrupção activa e passiva.

A Sonaecom assume e respeita os princípios, os valores e as normas relacionadas com uma visão aberta dos direitos do Homem. Promove, por isso, uma cultura de respeito pelos seus colaboradores e parceiros de negócio, rejeitando qualquer discriminação baseada no género, raça, religião ou em outros motivos que ofendam aqueles direitos. A Sonaecom não transige com qualquer forma de trabalho forçado ou obrigatório, recrutando apenas indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, e respeita integralmente a liberdade de sindicalização.

A Sonaecom subscreveu o Código de Conduta Empresas e VIH e comprometeu-se -se a adoptar os princípios definidos no Código de Conduta da Organização Internacional do Trabalho, referente à infecção da Imunodeficiência Humana (VIH).

A Sonaecom assume a World Safety Declaration, em conjunto com outras grandes empresas mundiais, tendo subscrito o correspondente compromisso global dos negócios com a segurança no ambiente de trabalho, e ainda observa os princípios de responsabilidade social corporativa previstos no Pacto Global patrocinado pelas Nações Unidas.

A Sonaecom defende e pratica uma orientação para as pessoas, acreditando firmemente que essa é a via que melhor favorece o desenvolvimento e a sustentabilidade dos seus negócios.