Código de Conduta


Código de Conduta
 
O que é o Código de Conduta?

O Código de Conduta da Sonaecom (“Código”) é o documento que integra o conjunto de princípios e regras de natureza ética e deontológica que regem a atividade das empresas do Grupo Sonaecom (“Grupo”), a atuação dos respetivos membros dos Órgãos Sociais, das suas Pessoas e Parceiros de Negócios.

Por imperativo legal ou regulatório, bem como pelas particularidades inerentes a cada área de negócio, poderá justificar-se, nas diversas sociedades integrantes do Grupo Sonaecom, a existência de códigos de conduta específicos, bem como de regulamentos, procedimentos ou documentos orientadores em matérias de natureza ética. 
Nestes casos, serão observados os princípios do presente Código de Conduta em tudo o que não decorra dos normativos oficiais aplicáveis.
Verificando-se, no entanto, a ocorrência de conflitos entre os princípios e as regras descritas neste Código e os princípios estabelecidos em Códigos de Conduta específicos, deverão prevalecer as regras de natureza ética e deontológica descritas nestes últimos.


A quem se destina?

O Código tem um grupo de destinatários interno e outro externo. Assim, internamente, o Código aplica-se a todos os membros de Órgãos Sociais de qualquer entidade que integre o Grupo Sonaecom, a todos os Colaboradores e Prestadores de Serviços e a todos os que estejam, de alguma forma, titulados para representar a Sonaecom na sua relação com Clientes, Fornecedores e Parceiros.
O Código é ainda um guia para a atuação de todas as entidades que se relacionam económica, institucional ou socialmente com o Grupo Sonaecom, nas quais se incluem, acionistas, investidores, fornecedores, clientes e parceiros de negócio.

Com que objectivo foi criado?

O Código foi criado com o objetivo fundamental de:
a) Materializar e partilhar os princípios que orientam a atividade do Grupo e as regras de natureza ética e deontológica que devem orientar o comportamento de todos os seus Colaboradores e Parceiros;
b) Promover e incentivar a adoção dos princípios de atuação e das regras comportamentais definidas neste Código, nas relações dos Colaboradores entre si e com os stakeholders da Sonaecom;
c) Consolidar a imagem institucional da Sonaecom que deve caracterizar-se pela excelência, exigência, responsabilidade e rigor. 

Como é divulgado o código de conduta? 

O presente Código é divulgado a todos os Colaboradores e Parceiros e está publicado no site do Grupo e na intranet. No momento de formalização do contrato de trabalho/fornecimento de serviços cada Colaborador/Parceiro assina uma declaração atestando a receção do código e o compromisso individual com o seu cumprimento.
A Sonaecom compromete-se ainda a dar a conhecer o Código a todos os seus Parceiros e fornecedores, que deverão atuar em conformidade com as regras aqui descritas. 

 
Código de Conduta Sonaecom