Bem-Vindo

Presidente do Conselho de Administração

A Sonaecom alcançou em 2013 o seu principal objetivo estratégico com a concretização da fusão da Optimus com a Zon.

Com esta operação foi possível assegurar uma posição de influência de controlo num operador claramente sustentável, com uma estrutura acionista forte e comprometida com o setor, e com privilegiadas condições para ambicionar uma posição de liderança em Portugal e ao mesmo tempo crescer internacionalmente.

O mercado de capitais reagiu muito positivamente, tendo a cotação da Sonaecom valorizado mais de 73% em 2013.

Como consequência desta operação o principal ativo da Sonaecom passou a ser uma participação numa sociedade cotada o que levou o Conselho de Administração a lançar em 29 de outubro de 2013 uma Oferta Pública de Aquisição de Ações Próprias, tendo como contrapartida ações da ZON OPTIMUS, permitindo assim aos seus acionistas a exposição direta ao título mais próximo do investimento em telecomunicações.

De igual forma, a reação do mercado de capitais foi muito positiva tendo-se traduzido, já em 2014, numa aceitação superior a 62%, conduzindo o free-float a valores próximos de 10% que ditaram a natural exclusão do PSI 20.

Fecha-se assim um ciclo da vida da Sonaecom que, em pouco mais de 15 anos e tendo começado do zero, revolucionou o mercado das telecomunicações em Portugal onde se afirmou como o seu agente mais inconformado, ativo e inovador.

O resultado fica-se a dever ao suporte permanente dos acionistas que aliaram exigência, resiliência e confiança mas sobretudo à extraordinária equipa de colaboradores da Sonaecom que fazendo uso da sua enorme energia e competência, não esmoreceu perante as inúmeras dificuldades do percurso e sempre acreditou no mérito da sua missão.

mais

Sites de Interesse

Em Destaque

Calendário do Investidor

Os principais eventos da Sonaecom estão agendados de acordo com as datas apresentadas no Calendário do Investidor.

+

Quem Somos

A Sonaecom é a sub-holding do Grupo Sonae para a área de Software e Sistemas de Informação, Media e Telecomunicações, desenvolvendo um papel ativo na gestão integrada das unidades de negócio que lhe correspondem.

+

Últimos Comunicados

25 de Setembro de 2014 - Sonaecom SGPS, S.A. informa sobre acordo para a transmissão do capital social da Mainroad Serviços em Tecnologias da Informação, S.A..

+

Bizdirect otimiza programas de fidelização do Grupo Pestana com plataforma CRM da Microsoft

A Bizdirect, empresa tecnológica do universo SSI/Sonaecom especializada na comercialização de soluções de IT, na consultoria e gestão de contratos corporativos de licenciamento e na integração de soluções Microsoft, foi a escolhida para otimizar os programas de fidelização do grupo Pestana, através da integração de uma solução Microsoft CRM.

mais

Saphety marca presença no 7th ECR Baltic Forum na Estónia

A Saphety e a Systems Integration Solutions, (SIS), empresa parceira para a região do Báltico, serão patrocinadores e keynote speakers do 7th Efficient Consumer Response (ECR) Baltic Forum que se realiza na Estónia, nos dias 13 e 14 de novembro, em Tallinn. Trata-se do mais importante evento na área de bens de consumo e retalho nos Países Bálticos e tem como objetivo assegurar as necessidades das empresas que atuam neste setor, de forma mais otimizada, rápida e com menores custos.

Para João Pereira, Chief Business Development Officer da Saphety, “este evento é extremamente relevante para a Saphety pois reúne os principais stakeholders do Báltico na área de Supply Chain. O nosso grande objetivo é consolidar contactos de forma a posicionar a parceria Saphety/SIS como o principal player na área de EDI e Fatura Eletrónica. O mercado começa agora a dar os primeiros passos para a desmaterialização de documentos, principalmente ao nível das PME’s, e queremos maximizar esta oportunidade”. Outro objectivo será divulgar o caso Português onde a desmaterialização com valor legal da guia de remessa já ocorre, sendo a Saphety uma das empresas pioneiras na sua operacionalização.

A parceria com a SIS tem como objetivo comercializar e implementar o SaphetyDoc, solução de troca electrónica de documentos comerciais, prestando ainda suporte local aos clientes, capitalizando o seu conhecimento do mercado e as reconhecidas competências como integrador de sistemas. A aposta na região do Báltico deve-se à apetência por tecnologias inovadoras para o retalho e ao dinamismo do mercado. Estes serão alguns dos temas debatidos no 7th ECR Baltic Forum, tal como a Gestão e Sincronização de Dados no retalho.

A Saphety é uma empresa de tecnologia do grupo Sonae, especializada em soluções de P2P (Purchase to Pay), na Operação de serviços EDI e Fatura Eletrónica a nível global e em soluções de Sincronização de Dados, Imagens e B2B2C, especialmente para as entidades GS1 (Global Standards One). Com presença direta e indireta em Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia, México, Angola, Quénia, Cazaquistão, Lituânia, Letónia,Estónia, Suécia, Dinamarca, Finlandia e Islândia, a Saphety possui uma carteira de clientes com mais de 6.800 empresas presentes em mais de 20 países.

A Systems Integration Solutions (SIS) foi fundada em 2005 e realiza operações de gestão de dados e optimização de processos de gestão. A sua actividade principal é a oferta de serviços de EDI para empresas dos países bálticos. Logística 3PL (assinatura digital) e soluções para optimização de cadeias de negócio, são outra forte componente da variada oferta de soluções. A SIS está constantemente a procurar formas de criar valor aos seus clientes. Em desenvolvimento encontra-se o projecto OSA (On shelf availability), uma solução para a área de retalho, em colaboração com a faculdade de Matemáticas da Universidade de Vilnius.

mais

Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A. confia documentos de rtransporte eletrónicos à Saphety

A Saphety foi a empresa selecionada pela Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A. (SCC), para desmaterializar os seus documentos eletrónicos de transporte de mercadorias, através do seu serviço SaphetyDrive.

mais

BIAL seleciona Bizdirect para EasyVista a nível mundial

A Bizdirect, empresa tecnológica do universo SSI / Sonaecom especializada na comercialização de soluções de IT, na consultoria e gestão de contratos corporativos de licenciamento e na integração de soluções Microsoft, foi o parceiro selecionado pela BIAL para implementar a solução EasyVista para integrar e otimizar a gestão dos seus serviços informáticos a nível mundial.

mais